A receção aos alunos da Universidade Sénior de Machico (USM), no âmbito da abertura do ano letivo 2020/2021, no passado dia 12 de outubro, teve lugar no Forte de Nossa Senhora do Amparo, na freguesia de Machico.
A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Junta de freguesia de Machico, Alberto Olim, e da docente da Universidade da Madeira, Alice Mendonça. O presidente da Junta de Freguesia destacou na ocasião “o papel importante que a Universidade Sénior de Machico tem na freguesia, no sentido de valorizar e incluir a população sénior, promovendo o envelhecimento ativo, através da dinamização de atividades educativas não formais para pessoas acima dos 50 anos. Estas atividades permitem combater o isolamento, a solidão e a exclusão social, bem como ocupar o tempo de forma útil e promover a integração e a inclusão social do sénior”. Ainda acrescentou que “este novo ano será diferente, por todas as razões que se conhecem, mas com toda a certeza será profícuo, pensando sempre em primeiro lugar no bem-estar e segurança dos alunos e formadores. Para isso a USM implementou no seu espaço todas as medidas de segurança e proteção para que seja um ambiente seguro e de confiança para todos”.
A cerimónia contou ainda com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Machico, Mónica Vieira, do Pároco de Machico, Manuel Ramos, dos alunos e formadores da Universidade Sénior.