Seja Bem-vindo ao portal da Junta Freguesia de Machico

Brasão – jf-Machico

Brasão Junta

HERALDICA

DA

JUNTA DE FREGUESIA DE MACHICO

FUNDAMENTAÇÃO SEGUNDO PARECER DA ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES

Brasão: escudo de azul, fénix de ouro nascente de fogo de ouro e vermelho; em chefe, enxó antiga de prata, à dextra e uma espiga de trigo de ouro, à sinistra; pé ondado de prata e verde de três peças. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “FREGUESIA DE MACHICO”

Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

FUNDAMENTAÇÃO DO BRASÃO: De azul, com uma Fénix de ouro renascendo do fogo de ouro – correspondendo às “Armas” de Tristão Vaz Teixeira, cavaleiro da casa do Infante D. Henrique, fundador da capitania de Machico e seu capitão donatário.

Em chefe, três espigas de ouro em roquete; referência à agricultura que ocupa a maioria da população, sobretudo através da produção cerealífera, no vale de Machico.

A destra e à sinistra do chefe, duas enxós antigas de prata simbolizam as actividades de construção e reparação naval, que continuam a manter algum peso na economia local.

Em contra-chefe, três faixetas ondeadas de verde e prata, simbolizam a fronteira natural da Freguesia com o Atlântico e as actividades marítimas daí recorrentes.

Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas “MACHICO”.

Share