Seja Bem-vindo ao portal da Junta Freguesia de Machico

Convite à população.

No próximo sábado, dia 27 de Abril de 2019, pelas 19 h, na Junta de Freguesia de Machico, terá lugar a conferência “Evocação do 25 de Abril”, proferida pelo Professor Doutor Rui Estanqueiro Lopes.
A temática em questão abordará o contexto anterior ao golpe militar de 1974, os seus principais acontecimentos e as mudanças surgidas com a “Revolução dos Cravos”.
O orador é doutorado pela Universidade de Paris – Nanterre, sendo professor catedrático da Universidade de Évora e lecionou em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Do seu percurso anterior ao 25 de Abril, destacamos que foi candidato da lista da oposição da CDE pelo distrito de Évora à eleição da Assembleia Nacional em 1973, tendo sido afastado do ensino superior, por informação negativa da PIDE-DGS, vindo a ser reintegrado em Maio de 1974. Quando ocorreu o golpe do 25 de Abril, o orador era militar na Armada, tendo sido eleito representante dos oficiais milicianos da Marinha de Guerra, na Assembleia do Movimento das Forças Armadas (MFA). É sócio efectivo da fundação Associação 25 de Abril e foi presidente da direcção da Delegação do Alentejo desta associação.
Esta iniciativa integra-se no programa comemorativos dos 45 anos do 25 de Abril, da responsabilidade conjunta da Câmara Municipal de Machico, Junta de Freguesia de Machico e Grupo de Cidadãos por Machico, Terra de Abril.

Escrever comentário