Saltar Navegação

recursos humanos
   Notícias

  Passeio para a População – Viagem ao Norte de Portugal
Data: 2010-02-14

A Junta de Freguesia de Machico tem a honra de informar V. Ex.ª que está a apoiar a Agência ABREU na organização de uma viagem ao Norte de Portugal, Porto, Guimarães, Braga, Gerês, Chaves, Bragança e Miranda do Doura, de 6 a 11 de Abril. As inscrições deverão ser efectuadas até o dia 12 de Março de 2010. Venha conhecer Portugal connosco!

PROGRAMA

 

06 de Abril de 2010 (Terça - feira) – FUNCHAL - PORTO

 

Comparência no Aeroporto de Santa Catarina. Formalidades de embarque e partida com destino ao PORTO – Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Desembarque, recepção pelos nossos representantes locais e transporte privativo para o centro da cidade. Instalação e almoço no GRANDE HOTEL DO PORTO (***). De tarde, visita panorâmica à cidade do Porto, passando pelos principais monumentos Terreiro da Sé do Porto, local onde o velho burgo nasceu e se desenvolveu à sombra da sua velha Catedral, a – estrutura românica do séc. XII e XIII. Este local é constituído por um conjunto de Monumentos de épocas diferentes. Continuação até à Ribeira, onde se destaca o Palácio da Bolsa, propriedade e sede da Associação Comercial do Porto, construído em estilo neoclássico na segunda metade do séc. XIX e famoso pelo seu Salão Árabe, e por fim a Igreja de São Francisco – construída no séc. XIII, com fachadas de estilo Românico e Gótico e esplêndidos interiores de estilo barroco. Jantar e alojamento no Hotel.

 

07 de Abril de 2010 (Quarta-feira) – PORTO CRUZEIRO NO DOURO - PORTO

 

Pequeno-almoço no Hotel.

08h:30min – Comparência na Estação de S. Bento.

09h:15min - Início do Cruzeiro Porto/Régua/Porto (descida de Barco), com almoço a bordo. Desembarque no cais de Gaia às 19h:00min. Regresso ao Hotel para jantar e alojamento.

 

08 de Abril de 2010 (Quinta-feira) – PORTO GUIMARÃES - BRAGA

 

Pequeno-almoço no Hotel. Em hora a determinar, partida com destino a Guimarães, onde nasceu Portugal em 1140. Merecem especial destaque a Igreja e o Castelo de São Miguel. Continuação para BRAGA, que conta com boas obras, entre as quais o Hospital de S. Marcos, a Igreja e o Convento do Pópulo e a Casa do Maciéis Aranhas. Instalação e almoço no HOTEL DO LAGO (***).

De tarde, visita panorâmica de Braga, com destaque para o Santuário do Sameiro, o maior centro de devoção mariana em Portugal, depois de Fátima. No Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus. Continuação pelo Santuário do Bom Jesus, sítio magnífico, onde se conjuga a obra da natureza com a notável obra do homem. O Santuário do Bom Jesus do Monte, encontra-se no cimo do Monte Espinho, rodeado de uma frondosa mata. A construção é dos séculos XVIII e XIX, cruzando os estilos barroco, rococó e neoclássico. Composto pelas capelas da Via-sacra e pela Igreja, uma monumental alameda e escadaria pontuada por estátuas e fontes simbólicas, este modelo teve amplas repercussões em Portugal e no Brasil. Jantar e alojamento no Hotel.

 

09 de Abril de 2010 (Sexta-feira) – BRAGA – GERÊS – CHAVES

 

Pequeno-almoço no Hotel. Saída em direcção ao Gerês. A pouco mais de 40 quilómetros de Braga, no Alto Noroeste de Portugal, é um dos locais mais bonitos do país. As suas paisagens, sempre com a Albufeira da Caniçada como pano de fundo, merecem por si só uma visita. São perto de 72.000 hectares ao alcance do espírito aventureiro de alguns, mas impossíveis de descobrir num fim-de-semana, muito menos dentro de um carro. Visita ao Santuário São Bento da Porta Aberta. Não deixe de visitar a Mata da Albergaria, uma zona envolvente à estrada que liga a vila do Gerês à Portela do Homem Almoço no Restaurante Sobreiro. Continuação da viagem para CHAVES. Instalação, jantar e alojamento no HOTEL AQUAE FLAVIAE (****).

 

10 de Abril de 2010 (Sábado) – CHAVES – BRAGANÇA – MIRANDA DO DOURO - CHAVES

 

Pequeno-almoço no Hotel. Passagem pelo parque Natural de Montezinho, de rara beleza, em direcção a Bragança. Breve paragem para visita ao Castelo. Prosseguimento para Miranda do Douro. Almoço no Restaurante o Mirandês. No final, visita à Sé Catedral, o monumento mais notável do séc. XVI, dotada de duas graciosas torres, um retábulo renascentista, com imagens bíblicas esculpidas em madeira, sendo a mais conhecida e original a pequena estatueta a que chamam Menino Jesus da Cartolinha. Visita ao Museu da Terra de Miranda, que expõe colecções de carácter cultural, etnográfico e artístico. Em hora a determinar, regresso a Chaves. Jantar e alojamento no Hotel.

 

11 de Abril de 2010 (Domingo) – CHAVES - TRONCO – PORTO - FUNCHAL

 

Pequeno-almoço no Hotel. Passeio a pé pelas ruas de Chaves.

Dos vários monumentos disponíveis e são alguns, é obrigatório ver a famosa ponte romana com mais de 140 metros de cumprimento, o Forte de S. Neutel e a Torre de Menagem do castelo, mandado construir por D. Dinis. Almoço no Restaurante a Talha. Saída em direcção à localidade de Tronco, conhecida pela sua pedra Bolideira, uma enorme rocha que se desloca graças ao equilíbrio em que se encontra. O mistério é esse, mas não deixa de ser surpreendente ver criancinhas conseguirem fazer abanar uma enorme rocha. Em hora a determinar, saída para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Formalidades de embarque e partida com destino ao Funchal.

 

FIM DA VIAGEM

 

Programa de Viagem

 

Mais informações na Junta de Freguesia de Machico

 

 
 
  

 
   OUTROS
  Contactos Úteis
  Classificados
  Perguntas Frequentes
  Newslleter
  Links
  Adicionar aos favoritos
 
   INFORMAÇÕES
 
 
 
 
 
sondagem

Como classifica a Universidade Sénior de Machico?

Muito bom

Bom

Podia ser melhor

Envie uma sugestão relativamente à Universidade Sénior - clique aqui
 
 
© 2009 Junta de Freguesia de Machico