A Junta de Freguesia de Machico e a Câmara Municipal de Machico, encetaram esforços junto da empresa de transportes coletivos SAM – Sociedade de Automóveis da Madeira, no sentido de serem criadas novas carreiras para servir as populações das zonas altas da freguesia.
Assim sendo, a partir do próximo dia 12 de novembro estarão ao serviço da população as seguintes carreiras:
Carreira 130 – Estação / Agua de Pena
No sentido Estação / Agua de Pena, é alterada a sua passagem junto à Galp, e passa pelo Pingo, indo em direção à Casa do Povo. É acrescido nesta carreira a ida ao Cemitério em todas as 5 viagens existente, seguindo depois para a Queimada de Cima.
Carreira 201 – Estação / Ribeira Seca e carreira 202 – Estação / Maroços – Via Misericórdia
Após a descida da Misericórdia, faz parte do antigo caminho do Larano, e segue depois o itinerário atual em direção à ER109.
Carreira 130 – Estação / Sant’Ana
Esta viagem irá servir toda a população que viva na zona de Sant’Ana, Murtas, Caminho de São José, fazendo ligação diretamente com o Centro de Saúde e a Escola Secundaria.
Os moradores da Rua da Torre, também serão servidos com as 3 novas viagens, no sentido Estação / Torre / Sant’Ana / Estação.