Grupo de Folclore de Machico

O Grupo de Folclore de Machico fez a sua primeira apresentação a 5 de Outubro de 1982, com o objectivo de reanimar a cultura popular do seu concelho e da região e dá-la a conhecer tanto na ilha como fora dela.

A indumentária do grupo data aproximadamente a meados do século XIX e inícios do século XX e é um estudo baseado em livros, jornais, recolhas orais, gravuras e fotografias. Distinguindo-se essencialmente três tipos de trajos: o de cote, o domingueiro e o de trabalho.

Canções dolentes e alegres corporizam o seu reportório. As canções da Ceifa, de Embalar, do Senhor dos Milagres, da Galinha Pintada, do Lencinho, são prova dessa dupla característica.

Os Instrumentos Musicais utilizados são a Harmónica, viola de arame, rajão, braguinha, bombo, reque-reque, ferrinhos e brinquinho.

Nos seus anos de existência este grupo já conta com um rico palmarés em actuações das quais se destacam: festivais regionais de folclore, programas televisivos, festas populares, festas do Turismo da Madeira, digressões pelo norte e centro do país, vários festivais nacionais e internacionais de Folclore, intercâmbios com grupos do continente português e dos Açores e digressões a Canárias, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Itália.
Lançou em 2007 para comemorar os 25 anos um CD-áudio intitulado “Bailinho de Machico” e o livro “Grupo de Folclore de Machico, Retrospectiva dos 25 anos (1982-2007)”.

De outras actividades levadas a cabo pelo grupo, destacam-se a criação de um Centro Infantil de Música e Artes Plásticas, organização de Exposições Etnográficas, Cursos de instrumentos musicais tradicionais, reanimação de algumas tradições da  quadra natalícia e organização do Encontro de Folclore de Machico.

Rua Nova da Graça, n.º 1 | 9200-077 Machico

967317897 / 917250099 | [email protected]