USM – Eco-Escolas – Colocação das traduções nos ecopontos
No âmbito do programa Eco-Escolas, a oficina de Tricot , no dia 16 junho 2017, efetuou a colocação das traduções nos ecopontos.
No âmbito do programa Eco-Escolas, a oficina de Tricot , no dia 16 junho 2017, efetuou a colocação das traduções nos ecopontos.
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu, no dia 07 junho 2017, a atividade “Tradução dos ecopontos” efetuada pela oficina de Inglês. A atividade visa abranger todas as faixas etárias e toda a população residente e visitante, alertando-a, assim, para a separação dos resíduos. Os ecopontos traduzidos foram: vidro (glass recycling bank), papel (board recycling bank), […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu, de fevereiro a abril, a atividade “Redução da utilização das torneiras (uso apenas de 1). Ao longo dos meses, foram desativadas, em cada andar, uma torneira. A atividade contribuiu, assim, para a redução da água, culminando com a análise periódica Esta análise mostrou os resultados de monitorização ao longo […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, e no seguimento da atividade “Cultivar e embelezar o jardim/estufa” alguns membros da oficina de História têm vindo a fazer a manutenção do espaço, regando e limpando as flores e o chão, tornando-o, assim, um local de lazer. A atividade contou com 45 vasos colocados e 60 flores plantadas. Ocorreu, […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, a oficina de Jogos Dinâmicos, no dia 09 de junho 2017, colocou as “obras” de arte no exterior, embelezando, assim, o espaço.
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu, no dia 1 de junho 2017, a atividade “Criação dos ecopontos” elaborada pela oficina de Jogos Dinâmicos. Para a elaboração dos ecopontos (4) foram utilizados caixas de papel, cores, papel, colas, tesouras. A criação dos ecopontos (verde, azul, amarelo e cinzento) visa aplicar a informação recolhida pelos séniores efetuando […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu, no dia 22 maio 2017, a elaboração da campanha para a poupança de energia elaborada pela oficina de Inglês. A campanha incidiu em dicas em inglês e português visando a redução da energia na Instituição. Além disso, deu particular ênfase aos aparelhos utilizados no dia-a-dia, visando consciencializar para o […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu, no dia 25 de maio 2017, a atividade “Criação de “obras” de arte com materiais reutilizados”. A atividade foi concretizada pela oficina de Jogos Dinâmicos. Para a elaboração da atividade foram utilizados vários materiais e objetos reutilizados, nomeadamente papel, cartão, garrafas de plástico, retalhos, restos de lã, ráfia. As […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu no dia 18 maio 2017, a atividade “Jogo didáctico acerca da poupança de energia” efetuada pela oficina de Jogos Dinâmicos. O jogo, com teor didáctico, visou relembrar um jogo muito usual, o jogo do “galo”, estimulando, assim, a mente. Ao fazer uma linha na vertical, horizontal o “vencedor” é […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, foi elaborado durante o mês de maio 2017, a exposição do Eco-Código A Exposição consiste em 2 “cartões”: um com os temas escolhidos, o eco-código e as oficinas participantes; e outro com as assinaturas de todos os membros participantes. O Eco-Código abarca os temas principais (água, energia e resíduos) e […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu, no dia 16 maio 2017, a construção do Jogo do “Galo” (jogo didáctico acerca da poupança de energia). O objetivo do jogo visa verificar a diminuição da energia e a sua aplicação no dia-a-dia. Nesse sentido, o jogo apresenta frases chave alusivas ao tema. Para a construção do jogo […]
No âmbito do programa Eco-Escolas, a USM efetuou, no dia 28 abril 2017, a campanha de divulgação de informação (inserido no Dia Eco-Escolas). Na campanha estiveram incluídas 100 pessoas com 20 t’shirts “informativas” (cada uma das t’shirts “informativas” continha uma letra que formava uma palavra, nomeadamente resíduos, água e energia).