O grupo “Domingo Clássico Madeira”, com o apoio da Junta de freguesia de Machico, vai pelo quinto ano consecutivo, celebrar na Madeira, o “Drive It Day/Clássicos da Revolução de Abril”.
Esta celebração, traduzir-se-á, numa exposição de veículos clássicos e pré-clássicos na cidade de Machico, mais precisamente na Praça do Fórum e na Alameda dos Plátanos, entre as 10 e as 16 horas, do dia 22 de agosto de 2021.
A Junta de freguesia de Machico, que antes organizava no dia 25 de Abril, uma exposição para clássicos denominada “Clássicos da Revolução de Abril de 1974”, aceitou desde Abril de 2017 juntar-se ao “Drive It Day”, resultando daí, o “DRIVE IT DAY – CLÁSSICOS DA REVOLUÇÃO DE ABRIL”.
O Drive It Day é uma efeméride que é celebrada em muitos países europeus, que relembra uma prova de velocidade e resistência que se realizou em Londres no dia 23 de Abril de 1900.
Na Inglaterra e noutros países europeus existem muitos eventos a relembrar aquela prova automobilística, desde desfiles e caravanas de carros e motas, veículos militares e de bombeiros, feiras, mostras de carros clássicos, etc. É, enfim, um dia para celebrar, compartilhar e exibir o gosto pelos veículos clássicos.
Na Madeira, esta organização comemora o Drive It Day desde 2015. Mas a exemplo de 2020, este ano também não foi possível realizar o evento em Abril, como deveria ser, atendendo às oscilações do estado da pandemia Covid-19.
A organização achou que, atendendo a que nesta altura há uma certa estabilidade ao nível de casos ativos na região, e tendo em conta que este será um evento ao ar livre, a data 22 de agosto seria a ideal para voltar a colocar este certame no terreno. Para tal contamos com a autorização do Serviço Municipal de Proteção Civil de Machico.
Tivemos o cuidado ainda de evitar fazer coincidir esta exposição, com outras provas ou organizações automobilísticas, de modo a não existirem sobreposição de eventos.
Respondemos assim aos anseios de muitos proprietários e entusiastas, que nos têm manifestado a sua saudade por este tipo de exposição.
A organização recomenda vivamente, tanto aos participantes como aos visitantes, que cumpram com as regras sanitárias emanadas pelas diversas autoridades, nomeadamente no que diz respeito ao uso de máscara e evitando ajuntamentos de pessoas ao redor das viaturas.
Apelamos ao bom senso de todos, de modo a evitar eventuais constrangimentos.
Nesta edição do evento vamos assinalar algumas efemérides de marcas e ou modelos de automóvel.
As inscrições estão desde já abertas e decorrem até ao próximo dia 8 de agosto.
A organização apela aos madeirenses que visitem esta exposição, que conta com uma diversidade de viaturas clássicas e pré-clássicas muito interessantes.
Com os melhores cumprimentos.
A organização Drive It Day Madeira